5 de jun. de 2007

COLUNA DO EDIO ELÓI FRIZZO - 01.06.07

60 Anos
Os vereadores de Caxias do Sul aprovaram por unanimidade o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município objetivando assegurar aos aposentados e idosos, acima de sessenta anos, o passe livre no transporte coletivo de Caxias do Sul como já acontece na maioria dos municípios brasileiros. Aguardamos o cumprimento da lei.
Guinchos
É vergonhoso o que vem acontecendo com os guinchos que prestam serviços ao Detran. O preço é absurdo para os que, por motivos diversos, tem o seu carro guinchado.
Bombonas de Água
O comerciantes de água de nosso Município estão deixando a desejar quanto ao transporte e manuseio das bombonas de água. A utilização de bombonas com material reciclável é "uma vergonha" e os clientes precisam reagir e recusar as bombonas que não são transparentes. As bombonas que não são transparentes são resultado de uma mistura de plásticos, de procedências variadas e que podem até estar contaminados.Diga-se o mesmo quanto ao transporte, pois é feito de forma irregular e diferente do que a lei permite. Estive observando algumas empresas sobre a forma de manuseio e alerto a todos que as águas podem, com o manuseio irregular, estar contaminadas.Vamos abrir o olhos, pois podemos ver a irresponsabilidade de alguns até nas repartições públicas e que têm o dever de fiscalizar. Em terra de cego quem tem um olho só é REI!
Concessionária de pedágio na romaria
Como é linda a fé da concessionária de pedágio. Que obra de vulto... Que lindo ver a distribuição de água para a população explorada e peregrina de Caravagio.No dia 26, não pude deixar de assistir um fato inusitado: um romeiro conseguiu chamar a atenção de todos quando passava pela tenda da Concessionária de Pedágio que distribuia água aos que passavam em direção a Caravágio. O cidadão disse em tom irônico: tomem a água da Convias e pagem peágio! Tomem a água da Convias e paguem pedágio! Estas palavras serviram, pelo menos, para me fazer pensar na vergonhosa situação que vivemos com as nossas rodovias pedagiadas. A falta de obras na Rota do Sol, no entroncamento de Flores da Cunha, poderia acontecer com muita facilidade se a Convias, que arrecada muito e apenas dá esmolas para o povo, poderia fazer o que prometeu que faria.Agora, dar água para conquistar a simpatia da população? É ter cara-de-pau mesmo...
Retorno da Romaria
Mais uma vez o sistema de transporte de romeiros de Caravagio para Caxias do Sul e outras cidades deixou a desejar. No momento do embarque em Caravagio o espaço de estacionamento de ônibus foi invadido por uma população afoita para retornar para sua cidade de origem. Os fiscais da Metroplan demonstravam estar completamente perdidos diantes da turba que se aglomerava para o embarque. Os ônibus se movimentavam em direção da população e muitas vezes pode-se presenciar possibilidades iminentes de acidentes.Quanto ao preço, nem se fala. Se nos dias normais o preço é de R$ 2,50 (Caxias-Farroupilha) no dia da Romaria, para voltar até Caxias o valor era de R$ 5,00. Quem pode explicar tamanha diferença? Até quando teremos que assistir ao aproveitamento de fé das pessoas para alguns encherem as burras de "grana"?

6 comentários:

Anônimo disse...

TELE-ATENDIMENTO
O Legislativo vem procurando combater o mau atendimento nos estabelecimentos bancários. As filas são enormes e o atendimento é demorado. O que podemos dizer então do tele-atendimento? Das distribuidoras de energia, empresas de telefonia, planos de saúde e até mesmo lojas que utilizam o atendimento telefônico... UMA VERGONHOSA ABERRAÇÃO. O que deveria ser prático e rápido é demorado e vem estressando os usuários e clientes de estabelecimentos que usam este tipo de serviço. A boa notícia é que o Congresso pretende definir o tempo máximo para o tele-atendimento.

LIXO NAS ESTRADAS DO INTERIOR
Em recente deslocamento para Santa Lúcia do Piaí, através da estrada que passa por São Luiz da 6ª Légua, pude presenciar o lixão que vem se formando ao longo da estrada. Estão jogando lixo no vale que tem na sua parte mais baixa o Rio Piaí. Crime que merece ser punido pela municipalidade. Bem, se o lixão está se formando é por pura falta de fiscalização. Aguardamos soluções por parte dos órgãos competentes ou in...

Anônimo disse...

QUANTO DEVE DURAR UM VELÓRIO?
A legislação até pode definir o tempo que um defunto deve ser velado,mas o bom senso deve estar acima de qualquer legislação.
Algumas famílias ficam meses acompanhando o seu familiar em estado terminal e, depois de todo esse tempo, a derradeira notícia de que o familiar morreu. Agora, surge novo problema, o velório e o enterro. A certeza de mais sofrimento para muitos que estão próximos e, ao invés de abreviarem o sofrimento, algumas igrejas ficam velando o defunto por tempo maior de 24 horas. Para quê? Comodismo por parte dos vigários que fazem a encomendação? Tradição?
Falta de sensibilidade?

Anônimo disse...

O PÉSSIMO SERVIÇO DAS EMPRESAS DE GUINCHO
O que foi apurado sobre a denúncia de que policiais estariam somente multando e apreendendo veículos em "combinação" com as empresas de guinchos? Esta resposta goaria de tê-la imediatamente, mas também outras respostas sobre o atendimento aos veículos acidentados. De quem é a responsabilidade de limpar a rua, retirar restos de veículos, pláticos, vidros, sinaleiras quebradas? Hoje ninguém está fazendo de forma adequada. A fiscalização de trânsito não faz, o operador do guincho não faz, os envolvidos no acidente não fazem. O certo é que a rua fica suja e cheia de resíduos que acabam comprometendo o bom andamento do trânsito. O que entendemos é que a qualidade do serviço é extremamente ruim e cada vez mais o cliente é explorado. Onde anda a Agência de Regulação destes serviços?

Anônimo disse...

TELEFONIA CELULAR
A propaganda de algumas operadoras de telefonia celular são surpeendentes quando afirmam que cobrem todo o estado ou todo o país. Ledo engano, pois não é verdade. Você mal sai da zona urbana de nossa cidade e lá se vai o sinal do telefone cecular. Mais um serviço de péssima qualidade. Não vamos destacar as operadoras, apenas vamos dizer que todas deixam a desejar, TODAS. Se o significado de privatizar é oferecer grande quantidade com baixa qualidade... então tá! Até quando teremos que suportar a exploração? Não esqueçam que antes da privatização houveram investimentos públicos. Precisamos pensar sobre isso... Estado mínimo, a extrutura de atendimento ao público privatizada, impostos altos, corrupção andando solta ao quatro ventos e o povo cada vez mais ignorante. Definitivamente não é a sociedade que eu quero construir.

Anônimo disse...

SINALIZAÇÃO PARA PARDAIS
A resolução 214 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deverá acabar - ou pelo menos reduzir - as queixas sobre radares "escondidos". A resolução determina que todos os aparelhos que fiscalizam excesso de velocidade, fixos ou móveis, devem estar plenamente visíveis e acompanhados de sinalização. Fique atento, pois existem inúmeros pardais que ainda não apresentam a sinalização adequada.

Anônimo disse...

Biodiesel chega a 3.000 ônibus da Região Metropolitana do Rio
A Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta quinta-feira o pré-lançamento do projeto "B5 na Frota de Ônibus do Estado do Rio de Janeiro". Esse é o maior projeto com biodiesel já realizado no país numa frota de transporte público. Inicialmente, 3.000 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Rio vão funcionar com 5% de biodiesel misturado ao combustível. Esse número representa cerca de 20% da frota, que tem 14.500 ônibus.
O programa é uma união de esforços, que envolve o Governo do Estado do Rio, a BR Distribuidora, a Fetranspor, a Volkswagen e a Mercedes-Benz. A meta é, até o final de 2008, ter toda a frota do estado rodando com o B5. Ou seja, ter 18.300 ônibus com combustível menos poluente - medida que representa um ganho ambiental equivalente ao plantio de 140 mil árvores por ano.