15 de mai. de 2007

COLUNA DO EDIO ELÓI FRIZZO - 15.05.07

Os bons políticos pagam pelos maus...
Os jornais desta semana noticiaram que assessores ganham, mas não comparecem ao trabalho em alguns legislativos municipais. Em busca de provas contra vereadores suspeitos de contratar funcionários fantasmas, agentes da Polícia Civil e membros do Ministério Público cumpriram mandado de busca e apreensão na Câmara Municipal de Sapucaia do Sul. Realmente, fatos como este servem para prejudicar o trabalho dos demais vereadores do nosso Estado que querem e que fazem um trabalho sério e honesto. É lamentável que as coisas tenham que ocorrer desta forma. Alguns maus políticos são responsáveis por esta péssima imagem de que “roubar e ser corrupto é que é bom e dá lucro”. Tenho certeza absoluta de que fatos como este noticiado nesta semana afastam os bons políticos da vida pública. Esta realidade precisa ser mudada com urgência.
Hospital Geral
Ouve-se falar do Hospital Geral, em todos os instantes, acerca das dificuldades e da falta de investimentos para as diversas atividades. Polêmicas e mais polêmicas em todos os assuntos que envolvem o nosso Hospital do Trabalhador. Décadas para ver a sua construção concluída e agora décadas de falta de recursos, de falta de equipamentos, de falta de investimentos e principalmente de falta de um consórcio intermunicipal para a gestão administrativo-financeira. Inúmeros municípios trazem seus pacientes praticando apenas a ambulancioterapia. Outros trazem de ônibus. Na hora de participar financeiramente dizem não poder, pois não têm recursos. Chego à conclusão de que saúde na Serra não é coisa importante ou séria. Mais de uma dezena de municípios se consorciaram e criaram a Adcointer ou Ceasa-Serra, foram participativos, solícitos, integraram-se, mas para a saúde e para o Hospital Geral as dificuldades são quase que intransponíveis. O que está faltando, no meu entender, é falta de vontade política ou falta de lideranças com visão de futuro que queiram fazer do HG uma instituição de sucesso, bem mais do que ele consegue sem a participação dos demais municípios. Prefeitos da Serra, caiam na real e abram seus olhos para o HOSPITAL GERAL DE TODOS, e não só de Caxias do Sul!
Habilitação aos 16 anos?
Os adolescentes poderão ser habilitados para conduzir veículos aos 16 anos. Isso é o que prevê um projeto de lei que tramita no Senado e que já foi aprovado pela Câmara. Para constar no novo Código de Trânsito Brasileiro, o documento aguarda o aval da Comissão de Justiça e do Senado.Um projeto de lei que tramita no Senado, de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), pretende reduzir a maioridade penal para 16 anos. Segundo o artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 1998, para obter a primeira habilitação é necessário ser penalmente imputável, o que ocorreria com a redução da maioridade penal. Informações dão conta de que aproximadamente 30% dos processos de primeira habilitação foram abertos por jovens com 18 anos. As estatísticas de acidentes de trânsito envolvendo menores de 18 anos é alarmante.O projeto de emenda constitucional que reduz a maioridade penal para 16 anos foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, por uma diferença de dois votos. Ainda faltam mais duas instâncias de aprovação no Senado para depois ir para a Câmara Federal e por fim ser aprovada. Podemos aguardar grandes mudanças em todas as estatísticas a partir da aprovação destas leis.
Fila no Atendimento Bancário
A Lei Complementar nº 205, de 12 de agosto de 2003, fixa sanções administrativas aos estabelecimentos bancários quando de abusos ou infrações cometidas contra o consumidor, no que se refere ao tempo de espera para atendimento. Para efeito desta Lei caracterizam abuso ou infração, de parte dos estabelecimentos bancários, aqueles casos em que, comprovadamente, o usuário seja constrangido a um tempo de espera para atendimento superior a 15 min. (quinze minutos), em dias normais; e 30 min. (trinta minutos), no dia que antecede e no primeiro dia útil após os feriados prolongados.Reza ainda a referida Lei que, para comprovação do tempo de espera, os usuários devem apresentar o bilhete da senha de atendimento (que será fornecido gratuitamente pelos estabelecimentos bancários), onde constará, impresso mecanicamente, o horário de recebimento da senha e o horário de atendimento, sendo que os estabelecimentos bancários que ainda não fazem uso do sistema de atendimento com senhas ficam obrigados a fazê-lo no prazo definido na regulamentação desta Lei.Efetivamente trata-se de uma Lei que vem ao encontro dos anseios dos consumidores caxienses, entretanto, é preciso estarmos atentos ao fiel cumprimento desta legislação, cabendo ao cidadão denunciar eventuais ofensas à recomendada Lei; e ao Poder Público, a necessária fiscalização. O que se espera é que esta Lei seja efetivamente cumprida em todos os seus termos.
Conselho Tutelar
Acontece no próximo dia 27 de maio a eleição para membros do Conselho Tutelar de Caxias do Sul. Podem votar todos os eleitores de nossa cidade, mediante apresentação do título de eleitor ou documento de identidade. Os locais de votação são os seguintes: Eleitores inscritos na 16ª Zona votam no Colégio La Sale Carmo, no Centro. Eleitores da 169ª Zona votam no Colégio Madre Imilda, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. E eleitores da 136ª Zona votam na Escola Estadual Presidente Vargas, também no Centro. Exerça seus direitos de cidadão e ajude a decidir o que é importante em nossa cidade.
Causos e Anedotas na Política (V)
Essa é boa! Um político bem popular de nossa terra, grande extrategista político e muito atilado, quando das romarias para o Santuário de Nossa Senhora de Caravagio, em Farroupilha, quebrava todos os paradigmas. Fazia tudo de forma invertida, diferente, mas que chamava a atenção de todos os cidadãos, romeiros, eleitores da Caxias do Sul. No dia da romaria, levantava bem cedo, lá pelas quatro da manhã, tomava café reforçado e solicitava ao seu fiel assessor que o levasse até o Santuário, em Farroupilha. O assessor achava tudo muito estranho, diferente, e dizia para seus amigos que seu chefe político era um cara de muita fé e extremamente devoto à Senhora de Caravagio. Em Farroupilha, depois de puxar uns quatro rosários com as beatas do local, dirigia-se para a estrada onde chegavam os romeiros que vinham caminhando de Caxias. Nosso conhecido político, com um sorriso estampado no rosto, começava sua jornada de retorno para casa, cumprimentava cada um dos romeiros que encontrava, dizendo que já havia cumprido sua missão e que estava retornando a pé, pois tinha feito uma promessa. Voltava sem pressa, sorrindo e cumprimentando todos que passavam por ele, comendo uma bergamota aqui, um pastelzinho acolá, desejando boa sorte na caminhada. A devoção do nosso político chamava a atenção de todos os romeiros, os quais pela tradição vão a pé e voltam de ônibus. Todos estranhavam o fato de “ir e voltar a pé durante a romaria” e diziam: No mínimo já está com lugar reservado no céu...........!

5 comentários:

Anônimo disse...

Prazo para sinalização de medidores de velocidade acaba dia 21

A partir do dia 21 de maio passa a ser obrigatório o uso de placas de sinalização nas vias onde estiverem instalados equipamentos medidores de velocidade. A determinação está prevista na Resolução 214 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 22 de novembro de 2006. Além de prévia sinalização alertando sobre a existência de fiscalização eletrônica na via, a norma prevê também que os equipamentos estejam disponibilizados de forma visível.

O objetivo do Contran é que os equipamentos de fiscalização sejam vistos como uma forma de alertar os condutores de que a via requer mais atenção e cuidado. "Queremos que a fiscalização seja educativa e não arrecadatória. O equipamento deve ser claramente visível para cumprir o objetivo de salvar vidas", destaca o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida.

A Resolução exige ainda que os órgãos apresentem ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estudos que comprovem a necessidade e a eficácia do uso de medidores de velocidade. Os estudos deverão ser encaminhados às Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jari), aos Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetran), além de ficarem disponíveis ao público na sede dos órgãos de trânsito. A Lei recomenda também a adoção de barreiras eletrônicas sempre que os estudos técnicos constatarem elevado índice de acidentes ou não comprovem a redução destes por meio dos demais equipamentos.

Anônimo disse...

O comerciantes de água de nosso município estão deixando a desejar quanto ao transporte e manuseio das bombonas de água. A utilização de bombonas com material reciclável é "uma vergonha" e os clientes precisam reagir e recusar as bombonas que não são transparentes. As bombonas que não são transparentes são resultado de uma mistura de plasticos, de procedências variadas e que podem até estarem contaminados.
Quanto ao transporte pode-se constatar é o mesmo é feito de forma irregular e diferente do que a lei permite. Estive observando algumas empresas a forma de manuseio e aleto a todos que as águas podem, com o manuseio irregular, estarem contaminadas.
Vamos abrir o olhos, pois podemos ver a irresponsabilidade de alguns até nas repartições públicas e que tem o dever de fiscalizar. Em terra de cego quem tem um olho só é REI!

Anônimo disse...

Parabéns aos senhores vereadores de Caxias do Sul que estão reagindo contra a falta de respeito para com os cidadãos que precisam do atendimento bancario. Existem pessoas que estão ficando nas filas de atendimento e em caixas até 02 horas. É desrespeito a Lei, ppois se passar de 15 minutos as instituições responsáveis deverão sofrer pesadas multas. Só assim o respeito para com o cidadão poderá se tornar realidade.
Essa é boa, gol dos vereadores que estão atacando o assunto de frente.
Nota 10!

Anônimo disse...

ROMARIA
Mais uma vez o sistema de transporte de romeiros de Caravagio para Caxias do Sul e outras cidades deixou a desejar. No momento do embarque em Caravagio o espaço de estacionamento de ônibus foi invadido por uma população afoita para retornar para sua cidade de origem. Os fiscais da Metroplan demonstravam estar completamente perdidos diantes da turba que se aglomerava para o embarque. Os ônibus se movimentavam em direção da população e muitas vezes pode-se presenciar possibilidades iminetens de acidentes.
Quanto ao preço, nem se fala. Se nos dias normais o preço é de R$ 2,50 (Caxias-Farroupilha) no dia da Romaria, para voltar até Caxias o valor era de R$ 5,00. Quem pode explicar tamanha diferença? Até quando teremos que assistir o aproveitamento de fé das pessoas para alguns encherem as burras de "grana"?

Anônimo disse...

CONCESSIONÁRIA DE PEDÁGIO NA ROMARIA
Como é linda a fé da concessionária de pedágio. Que obra de vulto... Que lindo ver a distribuição de água para a população explorada e perregrina de Caravagio.
No dia 26, não pude deixar de assistir um fato inusitado: um romeiro conseguiu chamar a atenção de todos quando passava pela tenda da Concessionária de Pedágio que distribuia água aos que passavam em direção a Caravágio. O cidadão disse em tom irônico: tomem a água da Convias e pagem peágio! Tomem a água da Convias e paguem pedágio!
Estas palavras serviram, pelo menos, para me fazer pensar na vergonhosa situação que vivemos com as nossas rodovias pedagiadas. A falta de obras na Rota do Sol no entroncamento de Flores da Cunha poderia acontecer com muita facilidade se a Convias, que arrecada muito e apenas dá esmolas para o povo, poderia fazer o que prometeu que faria.
Agora, dar água para conquistar a simpatia da população? É ter cara-de-pau mesmo...