1 de set de 2012

ELÓI FRIZZO | QUEM É? | REALIZAÇÕES



Édio Elói Frizzo é natural de Canela, RS, residindo em Caxias do Sul desde os seis anos de idade. Professor com pós-graduação em História Regional e advogado especializado em Direito Ambiental e Urbanístico.

Atualmente, preside o Conselho Deliberativo da Federação Rio-Grandense de Associações de Bairros – FRACAB – e a Liga Carnavalesca de Caxias do Sul. É também membro da Executiva Estadual do Partido Socialista Brasileiro e líder da Bancada do PSB em Caxias do Sul.

De 1997 a 2004 exerceu os cargos de: Assessor Jurídico do SEPLAN, Secretário de Desenvolvimento Urbano, de Meio-Ambiente e de Diretor Geral do SAMAE.

Vereador por quatro (4) mandatos, presidiu a Câmara de Vereadores, nos anos de 2008 e 2009, eleito de forma inédita pela unanimidade dos vereadores.

A convite do Prefeito José Ivo Sartori, em 2012 ocupou o cargo de Secretário de Obras e Serviços Públicos, onde destacou-se peLa firme atuação no combate às enchentes ocorridas em fevereiro e março, em nossa cidade. Licenciou-se, em abril, para concorrer ao mandato de vereador pelo PSB de Caxias do Sul.

Algumas realizações e proposições de Elói Frizzo, como Vereador e Secretário:

- Criação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor.

- Criação dos parques Ecológicos Cruzeiro do Sul (Bairro Cruzeiro/Vila Leon), Pinheiros (Bairro Universitário), Sanvitto (em frente ao Shopping Iguatemi) e do Mato Sartori.

- Proibição de carros de som na área central da cidade.

- Autor da lei que criou o Campeonato Municipal de Futebol Amador (Não filiados).

- Autor da Lei que recuperou o nome original da Praça Dante Alighieri (ex-Rui Barbosa).

- Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação em quatro (4) gestões, sendo relator dos principais projetos em tramitação na Câmara: Lei das Águas, de Parcelamento e Uso do Solo, Antenas de Rádio Base, Plano Diretor Municipal, entre outros.

- Criador do site Transparência, da Câmara Municipal, e do Memorial do Legislativo, com a digitalização de todos os jornais publicados em nossa cidade, bem como dos documentos que tramitaram pela Câmara (Atas, Processos, etc).

- Criador da Comissão Especial do Novo Aeroporto da Serra Gaúcha.

- Coordenador da Frente Gaúcha de Vereadores contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio, e do Fórum Nacional de Usuários de Rodovias Pedagiadas.

- Autor da proposta de retirada de estacionamentos das ruas Sinimbu, Pinheiro Machado e Avenida São Leopoldo, estabelecendo-se uma terceira pista para veículos.

- Autor da proposta de ampliação e alargamento das calçadas da Av. Julio de Castilhos e retirada da fiação em seu canteiro central, substituindo-se por fiação subterrânea.

- Autor da proposta de Federalização do Contorno Sul (3º Anel Perimetral) de municipalização da BR – 116, com a execução de uma 3ª pista no trecho da Av. São Leopoldo até a Encruzilhada de Ana Rech.

- Autor da proposta de criação, junto com a Associação Caxiense de Ciclismo, da Ciclo Faixa da Perimetral Norte (ACACI).

- Junto com a ASCAVE (Associação Caxiense de Velocross), tornou realidade a construção da pista de Motocross da Vila Maestra.

- Autor da solicitação da Câmara de Vereadores e da UAB, de tombamento da antiga empresa Maesa e da instalação, nesse prédio, do Mercado Público de Caxias e da seda da UERGS (Universidade do Estado do Rio Grande do Sul) – Processos em andamento.

- Autor de inúmeras indicações de obras e serviços em vários bairros da cidade.